Senadores
2020/01/04 09:59
| Diário do Sul, Visto do Alentejo
| Link permanente
A constituição portuguesa não prevê a existência de um Senado, embora a ideia de uma segunda câmara para reequilibrar as distorções de representação territorial mereça reflexão. Sobre esse tema tenho escrito noutras oportunidades, mas não é sobre esse perfil de senador que se debruça este texto.
No nosso País, o epíteto de “senador” é normalmente
Comentários
A História de uma metáfora fora do Sítio
2019/12/29 09:56
| Link permanente
Os dias de plenário no Parlamento Europeu em Estrasburgo são normalmente um puzzle complexo de pequenas reuniões e grandes debates, trocas diversas de pontos de vista, percursos acelerados entre salas e espaços de trabalho, alternância de idiomas e multiplicidade de temas em apreciação.
Na passada semana, numa reunião já
Jesus Comendador
2019/12/29 09:49
| Link permanente
Amanhã ao fim da tarde em Belém, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Grão-Mestre da Ordem do Infante D. Henrique, irá condecorar com a referida ordem, o Treinador de Futebol Jorge Jesus “pelo prestígio que o seu trabalho como treinador lhe granjeou, bem como a Portugal”.
É uma decisão acertada. Sempre tive simpatia por Jorge Jesus enquanto
Cosmopolitas e Populares
2019/12/28 10:08
| Diário do Sul, Visto do Alentejo
| Link permanente
Há cada vez menos pessoas que olham o mundo a partir da terra em que nasceram ou cresceram. Em contrapartida, são cada vez mais aquelas que olham para a terra natal a partir dos lugares, por vezes bem distantes, para onde a vida os vai levando. Esta dicotomia crescente tem implicações políticas fortes. O agudizar de fronteiras entre a visão
Serenidade - Reflexões, Introspecções e desejos para 2020
2019/12/25 10:54
| Link permanente
Podemos consultar o registo do dia em que nascemos, mas não o do dia em que vamos partir numa barcaça serena para lá do rio do esquecimento. No ciclo da vidaestou agora a dobrar a última curva, com a esperançade que possa cumprir bafejado de luz, a longa reta que ainda me é permitido avistar, até ao seu ocaso, a oriente.
Os
Escolhas
2019/12/21 10:48
| Diário do Sul, Visto do Alentejo
| Link permanente
Vivemos um tempo de mudança de ano e de década. Pela tradição, este é um tempo em que em que a título individual ou coletivo se fazem balanços, se apura o que correu bem e o que poderia ter corrido melhor e se fazem ainda mais escolhas do que as muitas que temos que fazer no dia a dia.
Em consequência do calendário eleitoral do nosso País, que