Visto de Casa (04/05)

Hoje começa uma nova etapa da resposta coletiva ao vírus e aos seus impactos em Portugal. De acordo com um plano amplamente debatido com os parceiros sociais e institucionais e validado pelas autoridades de saúde, vamos começar a regressar lentamente a um novo normal, em que o rigor e a atitude serão ainda mais importantes para conseguirmos em conjunto ultrapassar a ameaça.  

Certamente já notaram que este visto de casa tem algo de diferente! depois de 48 reflexões diárias em que escolhi como ilustração uma imagem em que a luz e a sombra contrastavam, a partir de hoje decidi ilustrar estas partilhas com uma imagem tirada no jardim do meu quintal. É uma escolha simbólica para marcar o passo em frente que juntos vamos dar.

Passei de casa para a rua, mas por enquanto o quintal ainda será o meu patamar intermédio. Dele partireinaquilo que a lei e o bom senso me permitirem, para ajudar a reacender a economia, e por ele regressarei ao resguardo e ao posto de trabalho.

Em casa continuarei por enquanto na maior parte dos meus dias, e dela continuarei a interagir convosco, agora num diário intermitente, mas espero que pouco, porque continuamos a ter muito que conversar.

Devido às restrições ainda em vigor nas deslocações aéreas e às normas de entrada na Bélgica e em Françaserá em modelo virtual que continuarei a desempenhar o meu mandatoEspero que sinais positivos me permitam tão depressa quanto possível voltar a fazer o que tanto gosto de forma presencial, ainda que com normas adequadas ao quadro de incerteza sanitária em que vivemos. 

O modelo virtual de desempenho não tem impedido o Parlamento Europeu de cumprir as suas funções e de se assumir como a instituição líder na definição de uma estratégia coordenada e solidária de resposta à crise. O desejável, no entanto, é que possa voltar a reunir presencialmente e em segurança o mais depressa possível. Foi para isso que fomos eleitos.

Além do mais, o regresso do Parlamento Europeu a um modelo presencial pleno e seguro, significará que foram restabelecidas artérias de comunicação fundamentais para o funcionamento da nossa economia e da nossa sociedade, com práticas avançadas de controlo da propagação. Significará também que a propagação que continua agressiva em Bruxelas e em Estrasburgo, foi controlada até um nível de risco baixo e não diferenciado daquele que ocorrerá por todo o território da União, até a disseminação de uma vacina ou de um antiviral poderoso.

Até lá, da minha casa com vista para o quintal e para a rua, vou continuara a trabalhar em rede, numa semana que será muito importante no avanço dos trabalhos preparatórios da nova proposta de Quadro Plurianual de Financiamento 2021/2027 e que culminará com a celebração no próximo Sábado, 9 de maio, de mais um dia da Europa.

Uma celebração da paz, da liberdade e da cooperação solidária. É desta última, sem esquecer nunca as outras duas, que me ocuparei mais esta semana no meu trabalho quotidiano. Até amanhã, com muita saúde para todos.    

Comentários
Ver artigos anteriores...