Visto de Casa (06/05)

Um laboratório militar israelita anunciou a descoberta de um anticorpo capaz de enfrentar o COVID19. Vindo de onde vem, pode ter um conteúdo de propaganda, mas é certamente um passo importante para cercar o vírus. Segundo as notícias o novo antiviral poderá estar disponível globalmente em seis meses. Nos antivirais e nas vacinas as vindimas prometem boa colheita. Oxalá seja vintage.

Vinda de onde vem, também não foi surpresa a objeção colocada pelo Tribunal Constitucional Alemão à compra de dívida dos Estados-membros pelo Banco Central Europeu para manter controladas as Taxas de Juro. Para aquele órgão supremo do Estado alemão, tem que ser verificada a proporcionalidade do procedimento. Pois que seja.   

O Tribunal Europeu certamente terá muito a dizer sobre a proporcionalidade dessa compra e também dos benefícios relativos resultantes da não conclusão do sistema monetário europeu e dos sucessivos superavits da Alemanha. 

Na minha perspetiva, as compras continuarão a fazer-se como se fizeram com objeções semelhantes no tempo de Mário Draghi. Lagarde tem respaldoe as atitudes e comportamentos recentes do governo alemão têm mostrado que está longe do fundamentalismo dos seus juízes. É a vida, como dizia Guterres, agora presidente da Organização das Nações Unidas.

O plenário do Parlamento Europeu reúne para a semana. Ontem começaram os trabalhos para a elaboração de uma resolução conjunta para abrircaminho à reformulação do Programa Plurianual de Financiamento da União, incluindo um programa solidário de recuperação dos impactos sanitários, económicos e sociais da pandemia.

Quando as instituições não se entendem ou hesitam, os representantes diretos do povo não se podem encolher. Nesta crise o papel do Parlamento Europeu tem-se revelado fundamental. Nele têm sido construídos compromissos fortes e largamente maioritários, que depois se replicam no Conselho. Ao contrário seria mais difícil, para não dizer impossível. Até amanhã, com muita saúde para todos.     

Comentários
Ver artigos anteriores...