Feliz 2019

Aproxima-se mais uma transição de ano com todo o sentido mágico e simbólico associado aos rituais de renovação. Nos últimos dias temos desejado uns aos outros um feliz 2019. Para além de fatores imponderáveis associados à sorte e ao azar ou à saúde e à doença, o ano de 2019 será tanto mais feliz quanto a realidade se ajustar às nossas expetativas.

Por isso, neste texto de fim de ano, desejo a todos sorte e saúde. Desejo também discernimento e compromisso,para que cada um consiga definir objetivos pessoais e relacionais motivadores e para que no ano vindouro os consigam atingir, dando sentido positivo a mais um ciclo da roda da vida. 

Existe abundante literatura relacionando o pensamento positivo com a capacidade de atingir resultados mais recompensadores. A evidência científica desta relação não é tão grande como a evidência empírica relatada. A minha já longeva experiência leva-me a acreditar mais no contraponto. O pensamento positivo só por si não resolve nada, mas o pensamento negativo pode destruir tudo.

Existem previsões para 2019 para todos os gostos, para todos os quadrantes astrológicos e para todos os ângulos de análise. No final, no entanto, o ano será a soma de muitas pequenas e grandes histórias e escolhas sobre as quais cada um de nós terá uma palavra a dizer. 

Uma palavra que pode parecer insignificante, mas que é, à escala de cada um de nós, o centro de todo o significado e a chave para o ano valer a pena ou ser apenas mais um na espiral do tempo. O referencial que nos permitirá sentir realizados ou frustrados,independentemente daquilo que inapelavelmente acontecerá apesar de nós.

Eu sei que este texto seria mais simpático se me limitasse a desejar que tudo aquilo com que cada um dos que lê este texto sonha que aconteça em 2019 viesse a acontecer como por magia ou arte do destino. Alguns, poucos, terão essa sorte. Os restantes terão que lutar por aquilo que desejam com todas as forças e convicções.   

Por isso, ao desejar a todos os que me acompanham nestes textos semanais, partilhados há décadas, um feliz 2019, estou também a apelar à ação para que lutem por aquilo em que acreditam e dessa forma ajudem, construindo para si e para os seus um mundo melhor, a tornar o mundo melhor para todos. Da minha parte estou pronto para mais um ano de luta pelos valores que me movem e pelos sonhos que me povoam o pensamento.  


    

Comentários
Ver artigos anteriores...